jeca @ 14:57

Dom, 18/09/11

 

Ahoj! :)

deu para ver que criei um blog. Assim é mais fácil de contar as novidades!

Desde que cá cheguei estive num curso intenviso de checo durante 3 semanas numa pequenina cidade a norte de Praga e, a semana passada, cheguei a Brno. Fiz bons amigos em Mladá Boleslav que, na sua maioria, vão estudar para Praga.
Praga, eis uma cidade lindíssima. Dizem que Budapeste consegue superar Praga... Espero ter oportunidade de o comprovar, já que os autocarros de Brno para Budapeste custam cerca de 14 euros. O que me fez não gostar tanto de Praga enquanto local para viver foi a quantidade de turistas! Era impossível ver tudo com calma... E, claro, mal se ouvia checo nas ruas. É lindo de ver, mas muito cansativo... Não sei se conseguia viver lá.

 

Aqui, em Brno, tenho passado a última semana a tratar de burocracias e a assistir a aulas de checo. Infelizmente não vou poder continuar a ir às aulas, uma vez que tenho um horário de morte! 8 cadeiras, 32 créditos... E isto tudo porque aqui as línguas têm menos créditos, o que me fez ter de escolher mais para os cobrir a todos. Vai ser um semestre e pêras!

 

De qualquer das formas já tinha consciência de que iria ter de estudar muito aqui. :) as cadeiras são muito interessantes. Em princípio é isto que vou estudar, só me falta a confirmação da flup, mas não deve haver problema:

 

pratical english I e III
pronunciation varieties of english,
german 3,
german phonetics
human rights on europe
remmodeling political culture in central europe after 1989
czech cinema I!
 
 

Parecem-me todas muito interessantes! Começo amanhã, que é dos dias mais preenchidos da semana. tenho a sexta livre ;)

Claro, esta semana que passou conheci muita gente, visitámos a cidade, ontem fomos a umas grutas.... Infelizmente disso não tenho fotos visto que a minha câmara pifou. espero que o problema se resolva muito, muito brevemente!! Não fazem ideia das nacionalidades que aqui há na residência da universidade... É pessoas de Israel, do Canadá, dos EUA, do Japão, da Coreia, da China... E, claro, de toda a europa. Há aqui portugueses também, mas conheço-os mal, mal os vejo. A entrada disto parece um hotel, está sempre alguém na entrada, eheh.

 

Quanto às pessoas... é pena que a maioria só queira ir a discotecas e apanhar bebedeira e não esteja muito interessado na experiência cultural. Felizmente há pessoas que vão para além disso e, algumas, são extremamente interessantes. Tenho adorado conhecê-las e tenho adorado estar aqui :)

 

Ah! uma novidade... a associação de estudantes internacional aqui da universidade dá cursos de línguas gratuitos dados por alunos do país... quem é que vai dar português, digam lá? :) convidaram-me, porque precisam de alguém, e eu aceitei. Tenho de me candidatar oficialmente e depois fica tudo em ordem. É uma boa experiência para mim, porque é um ambiente muito informal e ganho ''experiência'' em dar aulas que, como alguns sabem, é algo que gostaria de fazer em relação às línguas no futuro. E é sempre muito interessante ensinar a nossa língua, ficamos mais conscientes dela! E gostava de aprender italiano, vamos a ver... Tenho praticado o meu espanhol com os espanhóis meus amigos. Eu percebo tudo, já falar... Mas vai ao sítio! É uma boa oportunidade de desenvolver as línguas que já sei e treiná-las, como o francês e o alemão. Vou sair daqui uma poliglota!

 

Bem, agora que já falei tanto vou mas é deixar aqui algumas fotos de Brno. :)

 

 

 

 

 

 

 

Jessica


Tags:

Mary @ 16:22

Dom, 18/09/11

 

A-D-O-R-O!!!!!
só novidades, e estou a ver que vai ser mesmo a dar no duro este semestre mas ao menos tens as 6f livres para aproveitares para ir passear e conhecer novas cidades, etc... :D
e tu aprende muitas linguas, principalmente italiano, e treina a dar aulas para depois vires ensinar aqui à je...!! :P
Beijinhooo! lv u!

Patrícia @ 18:46

Dom, 18/09/11

 

Saudações, Jessica!

Obrigada por me convidares a ler este espaço. Fico muito contente por ver que está tudo a correr bem e muitos parabéns pelo teu novo cargo: ensinar português aí será, à semelhança do que me parece ser fazer todas essas cadeiras ao mesmo tempo, um desafio.

Atualiza a tua casa (virtual) e eu tratarei de te visitar regularmente.

Um grande abraço e um ótimo começo de aulas para amanhã,

Patrícia





Babs @ 19:30

Dom, 18/09/11

 

Tantas cadeiras! :O Isso parece ser tão interessante!

valeriana sernadas @ 21:02

Dom, 18/09/11

 

Vai dar uso ao Curso de Formação de Formadores da melhor forma... nos seus formandos encontre sempre uma "ancora" que lhe dará o feedback que necessita... boa sorte e sorria sempre...Valeriana

Paulo Dias @ 19:50

Ter, 20/09/11

 

Olá!
Já vi que estás a gostar tanto como eu!
A situação das bebedeiras é o prato do dia, aqui as coisas também são assim, preferem embebedar-se a conhecer a cidade mas, ok, cada um com a sua forma de viver as coisas...
Espero que tudo te corra pelo melhor
Beijinhos
Paulo


jeca @ 10:30

Qua, 21/09/11

 

muito obrigada a todos! :)

Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
22
23
24

25
27
28
29
30


Arquivo
2011

Pesquisar
 
blogs SAPO