jeca @ 10:31

Qua, 21/09/11

Ser um estudante de Erasmus não só acarreta imensas burocracias como ainda dificulta a escolha das disciplinas/cadeiras, etc. De forma que eu estou em três faculdades diferentes - letras, estudos sociais e.... direito! Como em portugal as línguas têm mais créditos tenho de escolher mais disciplinas de línguas aqui para poder preenchê-los a todos. Só que ao contrário do que pode parecer, mesmo com 2 créditos há muito trabalho a fazer como com 6!

Com esta brincadeira ando com 8, 9 disciplinas e ainda não são definitivas... E não encontro outra cadeira para alemão. É difícil quando, para além disso, ainda só falam ou checo ou alemão nas aulas de alemão. No caso de inglês tive de ter duas cadeiras ''normais'' (mas no departamento até se riram, não faz sentido ter aquelas duas no mesmo ano) e depois tive de me meter em fonética....

 

Como diz um amigo meu: não ando a estudar Relações Internacionais ou Estudos Europeus. Ando a estudar línguas!

 

Mas para além destes aborrecimentos continuo a gostar muito disto aqui e continuo entusiasmada pelas cadeiras! Para ''Pronunciation Varieties'' (inglês) tenho de ler 111 páginas até segunda-feira e fazer uma apresentação sobre isso. Vamos ver como corre. O tema pelo menos é interessante!

 

 

Como estudantes de erasmus temos aulas com estudantes de erasmus, não com pessoas checas, o que é bom, mas ao mesmo tempo cria uma rodoma à nossa volta. eu gostava de conhecer pessoas daqui, por exemplo, integrar-me na vida da faculdade e essas coisas todas que fazemos na flup!

 

Uma coisa que continua a espantar-me é o número de pessoas que não fala inglês... Quando não se fala checo, ou russo, ou alemão é difícil fazermo-nos entender na rua porque a maioria sabe muito pouquinho de inglês. É um pequeno entrave e, num dia mais vulnerável em que precisamos de direcções ou algo semelhante pode ser muito frustrante - já na minha aula de alemão eu não entendia a professora e a rapariga que estava ao meu lado estava com um ar ''enjoadinho'' porque eu não entendia; mas quando eu lhe perguntava em inglês qualquer coisa que não tinha percebido em alemão mal conseguia responder!  Por isso não entendi a sua reacção, um bocadinho de lata a mais, creio eu.

 

 

Hoje vai haver uma apresentação sobre a República Checa, será mais uma oportunidade de conhecer melhor o país e outros estudantes :) Há sempre actividades a decorrer, é muito bom. E também me parece que Brno tem uma oferta cultural bastante diversificada e até numerosa ;) há que aproveitar enquanto aqui estamos.

 

 

E pronto, findo por aqui, agradecendo a todos pelas palavras que me fazem chegar :) !

 

 



Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
22
23
24

25
27
28
29
30


Arquivo
2011

Pesquisar
 
blogs SAPO